segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Gestão Profissional do BRASIL: - Vencer pelo Bem

Em 28/09/07, Eduardo Buys <edubuys@uol.com.br> escreveu no www.varejototal.zip.net :
É um desafio para inteligência nacional: como nos colocamos em 122º, entre 178 países, quando comparados ambientes para abertura e desenvolvimento de pequenos negócios - micro, pequenas e médias empresas?
Lembramos que a maior parte dos elementos de ambiente, em uma nação, são criados por regulamentações geradas justamente por seus próprios cidadãos.
Quando, em nossas empresas detectamos um problema grave, o que fazemos, imediatamente? Vamos atrás das causas, procuramos as melhores práticas, fazemos benchmarking, apuramos a gestão até acertar o passo, para poder ombrear a concorrência e, se possível, ultrapassá-la.
Hoje são 121 países que fazem melhor que nós. Quem pode se conformar com isto?
Definitivamente, o Brasil precisa de gestão profissional.
Nosso imobilismo pode significar ainda mais miséria, carestia, sofrimento e frustração de todo uma parcela imensa de nossa população. E, não há como negar:
- a falta de oportunidades de vencer pelo bem é, provavelmente, a maior fonte de suprimento e inspiração das fileiras de quem percorre os caminhos do banditismo. Tudo com violência embarcada, gerando um mundo marginal paralelo.
Temos tudo para reverter a situação, recursos não nos faltam.
E então? Alguém traz mais idéias?

Eduardo Buys Blog do Varejo www.varejototal.zip.net else

BRASIL: "Fazendo Negócios" em ambiente hostil
A pesquisa "Fazendo Negócios", da agência Corporação Financeira Internacional (CFI), do Banco Mundial, recentemente divulgada, mostra o Brasil na absurda posição 122º no ranking mundial, piorando sua posição nos últimos doze meses. Não se entende isto, já que a maior parte dos elementos de ambiente, em uma nação, são criados por regulamentações geradas por seus próprios cidadãos, através de seus representantes, como a abertura de empresas, o registro de propriedades, a obtenção de crédito e o pagamento de impostos. É como dar um tiro no próprio pé. Brasileiros jogando contra o próprio Brasil.
Para se ter uma idéia do absurdo, no quesito que se refere ao pagamento de impostos, um dentre as dez categorias que fazem parte do critério de avaliação, o Brasil chegou a ser classificado como o pior do mundo. Na classificação anual que abrange 178 países, nosso pais continua perdendo terreno para os outros quatro emergentes de grande porte que fazem parte do grupo Bric (Brasil, Rússia, Índia e China)...veja mais no oglobonline
É como ter as sementes, com solo árido.
O que fazer? Como pessoas podem progredir assim, com tantas amarras? Como ter uma nação feliz, sem ter um ambiente onde o trabalho possa imperar, um ambiente de oportunidades? Vamos ser claros, e deixar de "lero lero": para um Brasil melhor, temos que ter um ambiente favorável ao desenvolvimento. Isto é tarefa de todos, porque cada um dos lesgisladores e executivos que dirigem o pais são produto de nosso voto. Esta é a nossa responsabilidade, fazer a democracia funcionar a favor do Brasil. É uma bandeira para se empunhar. E ainda mais agora, que é difícil até de rir daquela velha piada: a saída do Brasil é pelo aeroporto.
Escrito por Eduardo Buys www.varejototal.zip.net

Um comentário:

Aos Empreendedores do Varejo, disse...

LuFe, Pedro e Teka,
vejam o Brasil Possível, que não sei ainda operar legal.
Tentem mandar texto, cc: email, que eu os colo, caso não consigam direto.
Já tá mto tarde. Amanhã a noite avançamos.
Beijos, Edu