sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Quem proclamou a república?????

Caros amigos que visitam este blog, um dia após o feriado de 15 de novembro, senti-me na obrigação de fazer de fazer a pergunta que dá título a este post.......
Afinal quem proclamou a república?
Num primeiro momento, a pergunta pode parecer ridícula, extremamente fácil....Ora, quem não saberia?
Pois pasmem: muito poucos sabem a resposta...
E não só no universo dos "menos favorecidos".
No dia de ontem, resolvi fazer uma pequena pesquisa sobre este dia tão importante da história brasileira, e pude constatar que até mesmo pessoas bem instruídas, que estudaram nas melhores escolas e tem acesso a todo tipo de informação, não sabem resposta! Na verdade, este fato me causou mais indignação do que espanto, visto que é do conhecimento de todos que o brasileiro em geral não conhece sua própria história.....Mas se perguntarmos a qualquer um na rua o que significa o 4 de julho, todos se lembrarão do "independence day"!!!
Amigos, estamos diante de um fato da maior gravidade - o brasileiro não conhece seu passado, e o pior: não dá a mínima para isso.
Ao fazer a pergunta num almoço de família, só obtive a resposta depois de perguntar para mais de 5 pessoas! E ainda ouvi comentários do tipo "ok, e o que isso vai mudar na minha vida?".
Ora, isso muda absolutamente tudo!
É exatamente isso que falta ao povo brasileiro: uma identificação com seu país, um senso de nacionalidade e de respeito à coletividade....o respeito à coisa pública!
É por essas e por outras que vemos dia após dia escândalos de corrupção e desvio de verbas das mais variadas esferas de poder, em quase todas as instituições.
Enquanto o brasileiro não conhecer sua história, seu passado, nunca será capaz de planejar e direcionar seu futuro.

Marechal Deodoro da Fonseca, que proclamou a república em 15 de novembro de 1889.

Um comentário:

Aos Empreendedores do Varejo, disse...

É inacreditável.
E onde foi parar aquele hino nacional, cantado de manhã nas escolas, com as turmas todas perfiladas perante a bandeira (o pavilhão nacional), em postura de respeito?
Tudo esta para ser (re)feito, desde os menores detalhes.
Que estranho, tem lei p'rá tudo, mas não há procedimentos firmes para reverenciar a pátria, na escola.
Pedro, legal sua circular em mail list, convocando para o BP. Creio que cada um de nós poderia fazer isto, cada um que se sinta imbuido de fazer algo, por um BrasilPossível.
Abraço, Tio Edu
www.varejototal.zip.net